www.airo.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
Curiosidades


António Vilas Boas Sampaio foi Morgado de Airó e autor das obras Nobiliarchia Portugueza e Auto da Lavradeira de Airó. Prestou serviços militares, recompensados quando o seu primogénito, Diogo de Vilas Boas e Sampaio recebeu do rei D. João V, o foro de Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. Quem o reafirmou foi um seu descendente, o Conde de Vilas Boas, Fernando de Magalhães e Meneses, que editou, em 1947, uma separata do volume V do Arquivo Histórico de Portugal, onde exalta a figura heróica do seu antepassado.

Lenda das Romeirinhas: Conta a tradição que nesta aldeia uma senhora teve nove filhas e, com tal felicidade, prometeu aos santos de sua devoção, que um dia mais tarde, na companhia das suas filhas faria uma romagem todos os anos. A partir de então, todas as mulheres pagadoras de promessas na população, passaram a escolher nove meninas ou meninos cada uma, para serem acompanhadas na sua romagem.

Nasceram na freguesia de Airó:
-Padre João Nunes Vilaça (Falecido);
-Manuel Ramos Lopes - Doutorado em Medicina, é professor catedrático desde 1970 e presidente de várias fundações ligadas à Cardiologia.


 

Horário de atendimento da Junta de Freguesia:

 

Segundas e Quartas das 20:00h às 21:30h

 

  

 


Informações úteis: